Há quase meio século, nas montanhas remotas da Armênia – quando esta ainda era parte da União Soviética – os constantes voos de caças despertaram a paixão de Artur Sarkisyan, jovem garoto que sempre subia os quatro andares de sua casa para ficar no telhado observando os aviões.
Com o passar do tempo, amadureceu nele o sonho de se tornar piloto, e isso se tornou realidade ao se inscrever num processo seletivo para ingressar na Escola Superior de Aviação Militar de Kharkov (Ucrânia). Conseguiu ser aprovado, e em 1978 se formou como piloto de caça, inicialmente voando aeronaves MIG-21, e, posteriormente, modelos MIG-23, nos quais passava dias e noites em constante treinamento, com a possibilidade de a qualquer momento entrar em confronto real – ainda eram os tempos da ‘Guerra Fria’.
Aos poucos foi adquirindo também o gosto peculiar pela fotografia e filmagem dos voos. Mas a ideia de alguém pilotando com uma mão e fotografando com a outra não era bem vista, e tal prática era proibida… Sendo assim, levava pequenas câmeras escondidas sob o macacão de voo, e, à medida em que acumulou experiência, não tardou a levar também câmeras profissionais, sempre treinando e estudando antes no solo – inclusive prevendo maneiras de evitar que a câmera se tornasse um objeto perigoso em caso de ejeção ou movimentos bruscos do avião.
Com o passar do tempo, fez amizades com comandantes e pôde compartilhar suas imagens, que foram consideradas úteis para a instrução de jovens pilotos, pois muitas delas mostravam diferentes perspectivas dos posicionamentos dos aviões durante um voo em formatura.
Ao passar para a reserva, na década de 1990, continuou trabalhando como captador de imagens aéreas na posição do assento traseiro, o que faz somarem-se atualmente mais de 20 anos de experiência somente nessa atividade. Suas fotografias já foram capa de diversas revistas de aviação pelo mundo afora.
Atualmente, além de voar com diversos aviões militares, acompanha as esquadrilhas militares russas “Russkyie Vityazi” (Cavaleiros Russos) e “Strizhi” (Swifts), que utilizam os jatos Sukhoi 27 e MIG-29, respectivamente. Também voa e faz vídeos com a esquadrilha civil “RUSS”, que voa os jatos L-39 Albatross.
.
PRÁTICA
Mesmo voando e tomando as imagens de próprio punho, Sarkisyan também já era experiente em fixar câmeras no exterior de aeronaves, muito antes de surgirem as atuais câmeras estilo ‘Gopro”. Atualmente o trabalho ficou mais fácil, devido ao tamanho e peso reduzido que as câmeras adquiriram, bem como pela existência de cartões de memória, o que aumenta muito mais a ‘autonomia’ de filmagem – fator que era limitado nas câmeras anteriores, que dependiam dos filmes.
Porém, mesmo com o tamanho compacto das câmeras, ao fixá-las em suportes externos ele sempre toma o cuidado de preparar bases reforçadas, tendo em vista que os voos podem atingir velocidades de até 1000 km/h, com 7 G’s de aceleração gravitacional. Ainda que o peso da câmera seja de apenas 100 gramas, o operador dela deve forçá-la sem dó em todos os sentidos, com a mesma intensidade, ou até maior, com que ela será forçada em voo. Se nada se soltar, significa que está em ordem.
Sarkisyan já idealizou vários tipos de suportes, e não tem receio de que suas ideias sejam copiadas: “Não há segredos para ninguém. Eu publico on-line os meus exemplos, ilustrações, resultados. Se alguém quiser fazer o mesmo, ele tem direito a isso”.
Entretanto, dependendo do modelo de aeronave, nem sempre a posição de filmagem desejada é possível.
E finalmente acrescenta: “Mas, em qualquer caso, até que o avião pouse, eu fico realmente preocupado se o dispositivo vai ou não ser arrancado…”
.
VIDEOS QUE DEVEM SER VISTOS:
Recentemente, Sarkisyan viu um de seus vídeos se tornar mundialmente conhecido, ao mostrar o voo conjunto das duas maiores esquadrilhas russas a partir da perspectiva da deriva de um dos caças MIG-29.
Aqui, uma coletânea de cenas de diversas aeronaves: Mig-29, L-29, L-39, Sukhoi, etc.
E ainda outro vídeo, no qual a esquadrilha “RUSS” voa em ala com o gigante Antonov An-225, o maior avião do mundo:
.
Atualmente, Artur Sarkisyan está se preparando para fotografar e filmar voos dos interceptadores MIG-31.
.
Por Plinio Lins
.
Fontes: Artur Sarkisyan e revista “АЭРОПОРТ ПЕРМЬ”, edição de janeiro de 2013.
.
.
.
Muito interessante e bem redigida!
Muito grato! :^)
Os vídeos são um show espetacular à parte…