Spitifires em Myanmar: estarão mesmo lá?

Spitfire-Mk-I-19-Sqd-1938

“Não há Spitfires”, disse um irritado membro da equipe de busca dos Spitfires birmaneses.

Uma equipe de arqueólogos está em Myanmar desde o dia 10 deste mês para iniciar as buscas dos aviões que supostamente teriam sido enterrados no final da Segunda Guerra.

A equipe cavou um buraco enorme onde um sonar de terreno tinha detectado altas concentrações de metal. Anos de pesquisa e trabalho histórico tinham sido feitos antes do início dessa escavação, mas até agora só foi encontrado um pedaço de folha de metal usado para construir a pista durante a guerra.

Além disso, o projeto foi interrompido drasticamente na tarde do último dia 16/01, quando funcionários do governo chegaram ao local acompanhados por soldados armados. Alguns membros do governo reagiram a rumores da mídia local, que dizia que a equipe estava cavando túneis sob a pista principal, a única de padrão internacional no país.

Crédito: Gavin Longhurst

Os arqueólogos foram autorizados a regressar no local, mas agora só podem usar pás – as autoridades proibiram-os de usar as duas escavadoras durante o dia.

Antes de voar para Rangoon, David Cundall disse que uma busca bem sucedida seria “do mesmo nível que o achado de Tutancâmon no Egito”.

Segundo ele, isso “nunca foi uma busca de Spitfires, foi sempre a busca de um sonho”.

Dizer que “não há nada” – como o membro da equipe afirmou – parece ser precipitado. Mas o fato é que, a julgar pelos resultados da primeira semana, encontrar esses possíveis aviões será uma tarefa mais difícil do que se imaginava.

Fonte: itv.com

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s