O nível de pilotagem está diminuindo?

garmin

Em um recente boletim de alerta para seus operadores, a Aviação Civil Americana (FAA) constatou que os erros de pilotagem estão se tornando cada vez mais numerosos.

A FAA mencionou a utilização dos automatismos, que degradam as habilidades manuais do piloto, que por sua vez irá encontrar mais dificuldades na recuperação de uma eventual situação indesejada em sua aeronave:

« However, continuous use of autoflight systems could lead to degradation of the pilot’s ability to quickly recover the aircraft from an undesired state ».

Em seguida, enumera uma série de recomendações destinadas à todas as partes envolvidas, desde o piloto em instrução até o diretor de operações aéreas. Entre as diretrizes, a FAA recomenda a prática assídua da pilotagem manual pelos pilotos.

Clique para ver o documento

Sabemos que o nível de pilotagem realmente diminuiu. Ao longo das últimas décadas os equipamentos pilotam cada vez mais, e os artigos ou acontecimentos envolvendo esse tema se tornam cada vez mais frequentes. Esse boletim vem confirmar aquilo que muitos pilotos já pressentiam e constatavam.

Nessa recomendação, percebe-se uma lógica pela qual se procura sanar problemas latentes de um acidente, visando a atingir a organização de contra-medidas necessárias para evitar erros de pilotagem diante de uma ameaça.

Nós podemos também fazer uma outra reflexão a respeito da decadência da qualidade de pilotagem: de que qualidade estamos falando? E a partir de qual momento essa qualidade se degrada?

(Publicado originalmente em mentalpilote.com, 17/01/2013)

_______________________________

Nota – Nunca é demais lembrar que uma grossa fatia dos acidentes investigados pelo Cenipa tem como causa a ‘perda de controle em voo’, o que confirma, no âmbito brasileiro, essa preocupação da FAA.

Anúncios

3 Respostas para “O nível de pilotagem está diminuindo?

  1. VOAR É COISA DO PASSADO, HOJE EM DIA O QUE VALE É SABER MEXER NO G1000. NÃO SEI POR QUE FALAM TÃO MAL DOS SIMULETEIROS, ELES TAMBÉM MANJAM DE G1000, DEVERIAM TER SUAS HORAS DE VOO ABREVIADAS NO CURSO DE PP. AFINAL DE CONTAS, NAO PRECISA MAIS SABER VOAR PARA SER PILOTO, SÓ PRECISA SABER VOAR NA HORA DE EMERGENCIA

    • Cara, na hora da pane que se ve quem é o bom piloto ou não, de resto é tudo igual. Mexer em G1000 e jogar flight simulator não te tira de uma atitude anormal ou não te dá frieza para lidar com momentos críticos, então, faz toda a diferança, não é a toa que o numero de acidentes por erros bobos aumentou muito nos ultimos anos.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s