Breitling em defesa da Patrouille Suisse

Foto: Força Aérea Suíça

Foto: Força Aérea Suíça

Há alguns dias, enquanto o governo suíço decidia comprar 22 aviões Saab Gripen para substituir os já cansados F-5 Tiger, o chefe do Departamento da Defesa daquele país anunciou sua intenção de dissolver, a partir de 2016, a famosa esquadrilha “Patrouille Suisse”. Tal decisão teria sido tomada sob o pretexto de não haver condições de manter em voo os F-5 usados por aquele grupo, e ao mesmo tempo seria inviável reequipar o esquadrão com os aviões Gripen.

Esse anúncio imediatamente provocou uma reação indignada e patriótica no proprietário da marca de relógios Breitling, internacionalmente conhecida por patrocinar diversas equipes aéreas ao longo da sua história. “Quando soubemos que a Patrouille Suisse corria o risco de ficar para sempre ‘no chão’ nós reagimos imediatamente; não é possível ficar inerte diante da possibilidade de desaparecimento dessa verdadeira ‘vitrine’ dos valores suíços” anunciou Stefano Albinati, diretor do departamento aeronáutico da Breitling.

E a intenção dos responsáveis pela marca de relógios tem um plano bem definido: eles propõem colocar à disposição de seu país os jatos L-39 Albatross que equipam o seu atual “Jet Team”. “Em caso de acordo, nós os pintaremos de vermelho e branco e faremos com que sejam pilotados por militares suíços. Depois encontraremos outra solução para nossas atividades de marketing…” acrescenta Stefano Albinati.

Foto: Breitling

O Departamento da Defesa suíço confirmou que foi informado da oferta da Breitling. Mas agora eles afirmam que nenhuma decisão definitiva foi tomada com relação ao futuro da Patrouille Suisse, e que, durante o processo de aposentadoria dos F-5, a atividade da esquadrilha poderá prosseguir de alguma forma, talvez com os novos caças Gripen ou com os F-18 que já fazem parte da força aérea – mas sem que os aviões fossem pintados nas cores da bandeira.

Após essa reação a favor da Patrouille Suisse, visivelmente houve um recuo entre a classe política, e qualquer que seja sua decisão futura, o que parece é que a esquadrilha continuará a existir – qualquer que seja o avião utilizado.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s