Fotos do T-6 PT-KUX no Aeroporto Carlos Prates

 

40420147 ass

Depois de mostrar algumas imagens inéditas de uma visita de Alberto Bertelli em Belo Horizonte, agora chegaram às nossas mãos, enviadas pelo amigo Sergio Carneiro Correa, algumas fotografias maravilhosas de um avião que durante algum tempo marcou os céus do aeroporto Carlos Prates: o North American T-6 D, prefixo PT-KUX.

O T-6 apresentado aqui pertenceu à FAB, sendo posteriormente adquirido pelo Sr. Roberto Navarro, da grife “Vide Bula”, que organizou uma minuciosa reforma, feita por veteranos que haviam trabalhado na antiga linha de montagem dos T-6 em Lagoa Santa. O avião passou a ostentar pintura clássica no padrão da marinha americana, e realizou voos durante um bom período, nos finais de semana, para deleite dos fãs de aviação que frequentavam o aeroporto (entre eles, o autor desse post).

40420159 ass [1600x1200]

40420006 ass

40420157 ass

40420005 ass

40420155 ass

Nos voos do período 1993/1994 o PT-KUX era pilotado pelo empresário José Aurélio de Lima Redig, que havia aprendido a voar o modelo na época em que a AFA ainda operava no Campo dos Afonsos.  Este piloto também era proprietário de outro T-6 (prefixo PT-KVG, atualmente de propriedade da aviadora Monica Edo), mas por um período passou a voar apenas o PT-KUX, que por sinal estava muito mais bonito e melhor mantido. Os voos geralmente eram feitos nas tardes de sábado, e duravam cerca de vinte minutos, na qual realizava pelo menos duas sequencias de manobras, cada uma com dois loopings seguidos de um tounneau – e com direito a fumaça. Nos pacatos bairros ao redor do aeroporto muitas pessoas saíam às ruas para assistir os voos, atraídas pelo barulho inconfundível do motor.

40420149 ass

Na tarde do dia 30 de abril de 1994, Redig fez um voo um pouco mais longo, com um número maior de sequencias de acrobacia, só encerrando quase ao por do sol. Era o seu aniversário, e foi seu último voo sobre o Carlos Prates: no dia seguinte, ao fazer uma demonstração na cidade de Turmalina-MG, Redig se acidentou, vindo a falecer, e desse belo avião sobraram apenas lembranças e saudades em todos que presenciavam seus voos nostálgicos realizados sobre os céus belorizontinos.

40420146 ass 2

Anúncios

8 Respostas para “Fotos do T-6 PT-KUX no Aeroporto Carlos Prates

  1. Olá,tenho comigo 3 fotos do avião do Redig no aeroporto Carlos Prates,tiradas em apresentação no ano de 1992,se voce se interessar poderei enviar cópias para que voce coloque neste post. Abraços.Timar.

  2. Era amigo e colega de trabalho do Redig, Tinha a mesma habilitação que ele, CPD. Portanto na prática ele não poderia operar esse equipamento. Foi duramente criticado no relatório. Uma pena, grande figura.

  3. Saudade…aqueles radios Collins, diferentes do resto do painel original, foram instalados por mim…um Vhf Comm, um Nav, um ADF e um Transponder.
    Os destroços, ficaram por muito tempo nos fundos do hangar do Roberto Navarro(Serta).

    Abraço,

    Erivan

  4. Eu vi este acidente, sou de turmalina mg, mesmo dia da morte de ayrton sena, isto chocou nossa cidade por muito tempo. Caiu dentro da rua, em cima de uma mercearia, que por sorte estava fechada, pois era feriado, dia do trabalho. lembro tb que tinha um có piloto com ele, que neste voo do acidente ele não foi, ficando à espera do aeródromo. Senão me engano era a segunda seção de acrobacias, so lembro do avião descendo de ponta e batendo violentamente no chão. Não houve incêndio.

  5. Prezados bom dia, gostaria do contato do responsável pelo site e se possível do autor da matéria, busco acesso as fotos. Gentileza retornar se possível.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s