Saiba como é um treino de acrobacia de competição

010

Dos dias 17 a 21 de abril, a “Estância Teimoso”, em Campo Largo-PR, foi usada como base para um intenso treinamento de acrobacias para alguns pilotos brasileiros. Por ser um lugar de fácil acesso, o lugar se mostrou ideal para esse tipo de atividade, inclusive pelo fato de a infraestrutura ter sido  organizada com esmero pela familia Venson – que também conta com 3 pilotos acrobáticos.

Como já foi narrado aqui, o treinamento de manobras de competição é feito com o piloto em voo e o instrutor a partir do solo, orientando via rádio a respeito das correções na pilotagem das manobras.

No treinamento em Campo Largo, o instrutor foi o piloto veterano Sergei Boriak. Nascido no Cazaquistão, Sergei foi membro da seleta equipe de acrobacia da URSS, e, após a dissolução do bloco soviético, mudou-se para os EUA, onde passou a trabalhar na aviação comercial e ministrando cursos de voo acrobático. Desde os anos 90 já esteve diversas vezes no Brasil, e agora retornou contratado pelos pilotos Francis Barros (que competirá no campeonato mundial), André Textor, Bruno Bernardes e Mario Capacchi – eles dividiram os custos e fizeram em média 3 voos diários cada um, sob a supervisão de Sergei. O tempo foi otimizado, e durante o dia evitava-se tudo que pudesse desviar o foco do aprendizado.

Durante essas atividades de treino, também visitaram a “Estância” os veteranos Fernando Paes de Barros, Adilson Kindlemann, Dell Aglio, Richieri, Stocco e Eduardo Haupt.

Os pilotos que fazem parte do CBA manifestaram-se no sentido de que essa associação tem o máximo de interesse em que esse tipo de treinamento se torne cada vez mais frequente nas diversas regiões do Brasil. E além de Campo Largo, já tem ocorrido treinos conjuntos de acrobacia de campeonato nas cidades de Bebedouro-SP, Americana-SP, e  Rio Verde-GO.

Abaixo segue um vídeo com algumas cenas dos voos que foram dirigidos pelo Sergei:

Anúncios

3 Respostas para “Saiba como é um treino de acrobacia de competição

  1. Excelente iniciativa que prova a seriedade dos membros do CBA em busca de REAL aperfeiçoamento e evolução da acrobacia!

  2. Pingback: “Aprendi a voar na Alemanha, durante a guerra” | aeromagia·

  3. Pingback: Trinta anos de pódiuns: uma história dos acrobáticos Sukhoi | aeromagia·

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s