60 anos da Patrouille de France

DSC03481 [1600x1200]
Nos idos de 1931, na região de Étampes-Mondésir, ganhava notoriedade um grupo de aviões que realizavam manobras acrobáticas em conjunto, utilizando aviões Morane Saulnier. Esse grupo ficou conhecido com o nome de “Patrouille d’Étampes”, e seu comandante tinha uma grande noção dos benefícios do voo acrobático – inclusive já foi reproduzido aqui um de seus textos.

Em 1937 essa esquadrilha foi removida de Étampes para a cidade de Salon-de-Provence – no sul da França, base da escola de aviadores da Armée de l’Air – e passou a ser chamada de “Patrouille d’École de l’Air”. Porém, com o início da Segunda Guerra Mundial, a esquadrilha foi desfeita, e dos 551 oficiais que compunham a base aérea, 176 haviam pereceram em combate, nos céus franceses, ingleses, italianos e russos. Com todo esse quadro desfavorável, durante cerca de dez anos a França ficou sem uma equipe de acrobacia em formatura.

Aos poucos começou a ressurgir a chama do voo acrobático em formação, e no ano de 1953 houve um grande encontro de esquadrilhas europeias num evento aéreo em Alger Maison Blanche. Nessa ocasião, um grupo de quatro F-84G do 3º Esquadrão de Caça francês – da cidade de Reims – se apresentou ao público, e o narrador do show, Jacques Noetinger, na falta de um nome institucional e num impulso de entusiasmo a chamou simplesmente de “Patrouille de France”, ou seja, ‘Esquadrilha da França”. Assim ficou ‘batizado’ esse grupo de embaixadores dos céus franceses.

Atualmente, a esquadrilha é equipada com jatos de treinamento Dornier Alpha-Jet, e realiza cerca de 50 demonstrações anuais, tanto na França quanto no exterior – inclusive tendo visitado o Brasil no ano de 2009. Além disso, seus comandantes visitam frequentemente a nossa Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, promovendo um verdadeiro intercâmbio de conhecimento aeronáutico.

Neste ano de 2013 estão se completando 60 anos daquele show aéreo de Alger Maison Blanche, e está sendo preparado um grande evento aéreo, para os dias 25 e 26 de maio, na Base Aérea de Salon de Provence. No dia 25 as demonstrações serão exclusivas para militares e suas famílias, e no dia 26 serão abertas ao público em geral.

No evento para o público, os portões da base serão abertos às 08:00 da manhã, e as demonstrações em voo se iniciarão às 10:00 (com intervalo de 12:00 às 14:00) estendendo-se os voos até as 18:00.

Estão previstos voos de diversas aeronaves da Armée de l’Air, e de mais diversas esquadrilhas europeias, que foram convidadas, e espera-se um público de cerca de 100 mil pessoas.

Até o presente momento, estão confirmadas demonstrações das esquadrilhas Red Arrows (Reino Unido), Frecce Tricolori (Itália), Patrouille Suisse (Suíça), Krila Oluje (Croácia), Marche Verte (Marrocos), Patrulla Aguila (Espanha), Iskri (Polônia) e Red Devils (Bélgica), além, é claro, da própria Patrouille de France. A esquadrilha russa Strighi, composta de Migs-29, está em vias de confirmação.

Para maiores informações: www.60ansdelapaf.fr

Abaixo, segue um trailer de um vídeo que está sendo realizado em comemoração ao aniversário da equipe francesa:

.
DSC03456 [1600x1200]

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s