Seguindo o rumo das competições internacionais

aIMG_5259

O Campeonato Mundial de Acrobacias Aéreas de 2013 foi realizado no Texas (EUA) em Outubro e contou com a participação de uma pequena equipe brasileira. O país foi representado em vôo pelo piloto Francis Barros, e em solo com o apoio dos observadores André Textor, Marcos Geraldi e José Villela Kandrotas.

Durante as provas, após um frustrante início onde foi zerada a manobra que valia mais pontos da sequência conhecida (posição 49° oficial e 54° overall), Francis conseguiu uma boa recuperação em seu segundo vôo, com um resultado bastante satisfatório (28° oficial e 29° overall), finalizando a competição em 41° lugar oficial (46° overall). Uma péssima condição meteorológica (teto baixo, chuva e ventos fortes), incomum nesta época para a região, acarretou muitos dias sem voos, fazendo com que muitas reuniões de briefing para estudo e reconsiderações das regras acontecessem. Assim, devido a um corte de 50% dos pilotos previsto em regulamento em caso de mau tempo, Francis terminou não podendo realizar o terceiro voo, que consistia na sequência desconhecida (os pilotos não tem a chance de treiná-la, pois recebem as sequências apenas 24 horas antes). Em função também da meteorologia, ninguém conseguiu realizar o quarto vôo, que é a segunda sequência desconhecida.

Nada mau para um início, considerando que o melhor resultado final de um brasileiro em mundiais foi o do acrobata Adilson Kindlemann, que ficou em 31° lugar no Mundial de Silverstone, na Inglaterra em 2009. Já ranqueado pela FAI e transitando por entre os grandes nomes da acrobacia mundial, Francis comenta: “Honestamente esperava um resultado melhor. Apesar de todas as dificuldades, me encontrava bem preparado e um pequeno erro se transformou em um péssimo resultado. Além disso, a meteorologia não ajudou, e não consegui voar a sequência desconhecida onde tentaria me recuperar um pouco. Coisas de competição… agora é reorganizar e começar o planejamento para o futuro”.

aIMG_5012

Questionado sobre os seus planos, Francis comenta que o próximo foco será o Brasileiro de 2014 para se tentar o bicampeonato, e o mundial de 2015 na França, incluindo a tentativa de arrecadar recursos para tal empreitada, e também tentar levar mais pilotos para se formar um time nacional. Os outros três brasileiros que o acompanharam como equipe de solo, além de darem suporte a Francis, vislumbraram também a possibilidade de participarem em competições internacionais futuras, e agora olham para o futuro com essa perspectiva em mente.

O próximo passo seria o Campeonato Europeu de 2014. Mas isso depende de se equacionar a matemática financeira e de se arranjar um avião adequado na Europa este ano. Outra tarefa importante será a de se tentar formar um juiz brasileiro internacional, o que leva tempo.

Para finalizar, lembrando do regresso do Red Bull Air Race em 2014, também questionamos Francis a respeito: “O Red Bull Air Race é um dos esportes mais empolgantes para o público na atualidade, e eu acredito que terá um formato que irá agradar muito. Com certeza ele movimenta a acrobacia mundial, e certamente também irá repercutir positivamente para a nossa acrobacia aérea brasileira. Se vocês querem saber se eu irei correr, posso assegurar que não, mas tenho certeza que estaremos bem representados se o piloto Adilson Kindlemann correr este ano na categoria dos iniciantes, pois o mesmo já se encontra preparado e conhece este esporte melhor do que qualquer um. No momento ainda não estou focado nisso. Mas quem sabe um dia?… (risos)”

Todos nós estamos esperando ansiosamente e torcendo para que o Brasil seja bem representado por esta geração nova de pilotos que floresce. E sabemos eles já estão afiando seus manches e pedais!

aIMG_5274

Anúncios

Uma resposta para “Seguindo o rumo das competições internacionais

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s