Contagem regressiva para o campeonato nacional de acrobacia – 2014

IMG_0577

O Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas de 2014 será o primeiro da história a ser realizado no “Ninho das Águias”, base do Esquadrão de Demonstração Aérea (popularmente conhecido por Esquadrilha da Fumaça). Este, que será o segundo campeonato nacional promovido pelo CBA, fará um estreitamento de laços entre os melhores pilotos civis e os melhores pilotos militares. Cada minuto é um minuto a menos para a espera dessa reunião dos melhores pilotos do país.

Alguns campeões evoluíram de categoria e outros tentarão manter o seu título. Entre os destaques, estarão presentes: Francis Barros – Campeão Nacional Brasileiro e competidor da categoria Unlimited; André Textor – Campeão Nacional da categoria Advanced; Alexandre Venson – Campeão Nacional da categoria Intermediate; Camilo Freitas – Campeão Nacional da categoria Sportsman; Mario Lara – Campeão Nacional da categoria Primary.

Sem título

Estancia Teimoso034

Além destes nomes, o principal destaque será a presença do juiz internacional John Gaillard (foi o juiz chefe do Campeonato Mundial de 2013 no Texas, e será juiz chefe do Mundial de Advanced em 2014 na Eslováquia, que ocorrerá logo após o Nacional Brasileiro).

john gaiilar

Ele irá ministrar uma palestra sobre julgamento e irá auxiliar na análise dos voos – será o juiz chefe de todas as categorias. A presença de alguém desse porte é extremamente vantajosa, tanto pelo fato de ele não conhecer ainda os pilotos brasileiros (o que aumenta ainda mais o grau de isenção nos julgamentos) e pelo fato de que ele estará presente em competições internacionais futuras – algo que certamente será muito importante caso pilotos brasileiros estejam na lista de participantes.

Outras presenças confirmadas até o momento e de relevância no cenário nacional, serão:

– Cmte. Fernando Paes de Barros: Tetracampeão Brasileiro de Acrobacias Aéreas – irá auxiliar como juiz;

– Cmte. Luiz Richieri: Tricampeão Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que voará na categoria ‘Freestyle’ e que também irá auxiliar como juiz;

– Ex-juízes FAI/CIVA brasileiros Tabacnik e Fabio Moritz, que já julgaram Mundiais, o primeiro como juiz, e o segundo como assistente;

– Eng. Paulo Iscold: um dos renomados nomes da Aviação Brasileira, atuando hoje na equipe Paul Bonhome, no Red Bull Air Race, irá ministrar uma palestra sobre a Red Bull Air Race e irá auxiliar como juiz;

Haverá também uma equipe de cinegrafistas da Universidade Mackenzie, que coletarão imagens para produção de um vídeo dedicado especialmente ao evento.

O campeonato ocorrerá de 31/07 a 02/08.

Os pilotos competidores devem se inscrever o quanto antes no site do Comitê Brasileiro de Acrobacia Aérea – CBA.

IMG_4052

Aos demais interessados em fazer uma visita, lembramos que os voos do campeonato não são de demonstração – os pilotos decolam com uma série de manobras a ser cumprida, serão avaliados e receberão pontuação pelo desempenho, e portanto, não é um show aéreo. Ademais, pelo fato de ser realizado numa base militar, o evento não será aberto ao público geral. Caso haja interesse em visitar a competição, é necessário entrar em contato com algum dos pilotos participantes ou com a diretoria do CBA, para que seja providenciada a liberação na portaria da base. Porém, isso não é motivo para desgosto: para o grande público, a Academia da Força Aérea está preparando mais um Domingo Aéreo, que ocorrerá no dia 17 de agosto – este sim, contará com voos de demonstração e será franqueado a todos.

Para entender como funciona um campeonato de acrobacia, clique aqui.

IMG_9928

IMG_5146

Anúncios

5 Respostas para “Contagem regressiva para o campeonato nacional de acrobacia – 2014

    • Você pelo jeito deve ser um desses pilotos que cagam nas calças num simples estol de 1º tipo. Ou pior ainda, nem é piloto e fica dando palpite. Que eu saiba que nunca houve nenhum acidente em campeonato de acrobacia, nem sequer incidente. As regras de segurança são rigorosíssimas. Aliás, pelo visto você nem sequer sabe o que é um campeonato de acrobacia. Nesse blog mesmo tem várias matérias explicando isso.

  1. Fico feliz de ver essa união entre a FAB e a aviação acrobática. Tenho certeza que para esse pessoal o que importa é a aviação pura mesmo, sem esse mimimi que vemos por aí.

  2. Notícia triste essa de só convidados poderem assistir. Eu sei que dia 17 de agosto terá show aéreo, mas já vi vários shows aéreos. Meu sonho sempre foi assistir um campeonato de acrobacia. Em Rio Verde-GO não pude ir por questões financeiras. Em outros países também não pude ir pelo mesmo motivo. Neste de 2014 eu pensei que finalmente poderia ver um campeonato de acrobacia, mas… que pena!

    , mas… que

    pena!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s