Flashbacks em vídeo do Campeonato Mundial de Acrobacia

Linha de voo 2

Entre os dias 19 e 29 de agosto último, a bela cidade francesa de Châteauroux sediou o 28º Campeonato Mundial de Acrobacia (World Aerobatic Championship), organizado pela FAI.

O evento teve repercussão nacional, tendo sido noticiado em todas as redes de TV da França, sendo que, nos dias da abertura (20/08) e  do encerramento (29/08), a cidade literalmente parou para ver as cerimônias. No aeroporto, haviam as típicas barraquinhas de alimentos e sorvetes (necessários no forte calor que fazia), e também stands de patrocinadores, vendas de souvenirs e livros de aviação (que na França são publicados aos milhares), além de uma exposição de associações de colecionadores da Segunda Guerra Mundial. Algumas escolas de pilotagem, bem como proprietários particulares, fraquearam seus aviões para serem visitados pelo público. Antes e depois de cada voo, os aviões eram levados para ficarem estacionados em um posicionamento bem perto dos espectadores, criando uma maior proximidade com os competidores. E durante alguns voos, havia também um piloto veterano que narrava para o público cada manobra das sequências, à maneira de um comentador desportivo, com um discreto fundo musical.

E, como ocorre de costume, no dia do show aéreo de encerramento ocorreu um gigantesco congestionamento, de quilômetros de comprimento, que deu muito trabalho para ser gerenciado pela polícia de transito – uma prova de como esse ramo da aviação exerce fascínio sobre as pessoas, qualquer que seja o país. Nesse último dia, voaram a Patrouille de France, o caça Rafale, e diversos warbirds, como Spitfire, P-51 Mustang, A-1 Skyraider, T-6, etc. A premiação final ocorreu em um dos castelos do Vale do Loire, situado a poucos quilômetros do aeroporto.

 

Participação brasileira nos céus de Châteauroux

O piloto brasileiro Francis Barros esteve presente no mundial, voando um Extra 300SC pertencente ao amigo português Santiago Sampietro (que também competiu).

Francis Barros e Santiago Sampietro

Francis Barros e Santiago Sampietro

Ambos vinham treinando, desde o ano passado, sob a supervisão de Claude ‘Coco’ Bessiere, campeão mundial de 1990, e que, em substituição a Nicolai Timofeev, é o novo treinador da equipe norte-americana.

O desempenho de Francis Barros foi o melhor já registrado por um brasileiro em um mundial da classe Ilimitada. Na primeira rodada dos voos (a sequência ‘Know’, ou ‘conhecida’), Francis obteve a 5ª posição no ranking masculino, e a 6ª no ranking geral – lembrando que os pilotos consideraram a sequência Know de 2015 a mais difícil e cansativa das três voadas, devido ao alto número de manobras com G negativo, sobretudo outside snaps (comentava-se que era uma sequência para ‘arrancar os olhos’). E, para aumentar o mérito, Francis voou em um horário em que uma frente fria dava seus primeiros sinais, o que significava vento forte e necessidade de correção constante das trajetórias dentro do box.

Para quem quiser conferir este voo na íntegra, basta assistir o vídeo abaixo:

No desenrolar do campeonato, muitos outros fatores foram se acumulando, e ao final da ‘dança das cadeiras’, Francis terminou em 17º lugar masculino e 19º geral (dentre 58 competidores), consagrando-se como um dos 20 melhores pilotos ilimitados da atualidade.

Para se ter uma melhor ideia de como foi essa competição, segue abaixo uma coletânea de vídeos do canal ‘Freesportv’, com legendas em inglês, que mostram os mais variados bastidores dos voos.
__________________

Primeiro dia do Mundial – Briefing e preparativos:

____________________

Cerimônia de Inauguração, no centro de Châteauroux, e início dos voos:

___________________

Abaixo, vídeo sobre o terceiro dia. A partir de 01:06, o piloto Martin Sonka comenta o voo de seu comparsa Petr Kopfstein, sendo uma das melhores e mais didáticas explicações em vídeo sobre como funciona o Código Aresti:

______________________

Quarto dia, mostra o início dos voos do Programa Free:

_________________________

Quinto dia, e a chegada de uma frente fria:

________________________

Abaixo, vídeo que mostra a montagem do programa desconhecido, e a preparação “coreográfica” dos pilotos:

________________________

O sétimo vídeo mostra o trabalho dos treinadores e equipes de apoio:

_________________________

Oitavo vídeo, mostrando detalhes sobre o trabalho dos juízes:

__________________________

E finalmente, um clip com imagens gerais dos voos e demonstrações:

IMG_9086 Francis

Francis Barros

IMG_8911

 

Anúncios

2 Respostas para “Flashbacks em vídeo do Campeonato Mundial de Acrobacia

  1. Pingback: Links da Semana - Canal Piloto·

  2. Parabéns ao comandante Francis por essa façanha, fruto da persistência e objetividade. Tirou o Brasil da lanterna, e colocou na linha de frente da acrobacia mundial.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s